Publicado em 8 de setembro de 2020

SINDUSCON É PRÓ PASSO FUNDO!

Encontro reuniu empresários, liderança dos trabalhadores da construção civil, Rodinei Candeia (PSL) e o pré-candidato a prefeito Marcio Patussi (PDT).
Nesta sexta-feira (04) por volta das 11h, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo e Região – Sinduscon Leonardo Gehlen, acompanhado pela diretoria da entidade, empresários da construção civil, do setor moveleiro, mais as presenças de Marcio Patussi (PDT), pré-candidato a prefeito, Rodinei Candeia (PSL) e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo, Luiz Osório Silva Silveira, reuniram-se para conversar sobre os direcionamentos pela retomada do crescimento de Passo Fundo e região! Também pela retomada do protagonismo da maior cidade do norte gaúcho em setores fundamentais como indústria, comércio e serviços e por uma coesão entre o empresariado e as lideranças políticas! Estas foram algumas das pautas apresentadas e amplamente discutidas na reunião almoço na sede da entidade.
O encontro marcou o compromisso do SINDUSCON com as lideranças políticas de Rodinei Candeia e Marcio Patussi. Eles conheceram as propostas para as melhorias estruturais, sociais e ambientais para Passo Fundo. Ouviram algumas reivindicações antigas que necessitam de resolução para o desenvolvimento regional. Uma delas é o destravamento do aeroporto, “essa é uma obra antiga que já tem sete anos. Vem se arrastando, sem solução, por não fazer parte ao longo desse tempo da agenda prioritária do governo municipal” salientou Eduardo Mattevi do Conselho Superior.
Outro ponto abordado foi a necessidade de uma representação política forte da região em Brasília. Candeia é procurador geral do Estado (RS). Ele manifestou apoio à candidatura Marcio Patussi (PDT) e Marcos Susin (PSL), “Patussi é coerente nos seus posicionamentos e tem uma visão jovem desenvolvimentista de governo, mais liberal, o que me agrada bastante”, destacou Candeia.
Marcio Patussi (PDT) participou do encontro acompanhado de Marcos Susin (PP). Os dois estão juntos pela corrida eleitoral no município e defendem posições importantes como geração de emprego e renda focada na indústria, logística, agronegócio e tecnologia. Segundo ele “uma cidade só é grande quando o ativo econômico é atuante”. Destacou ainda, “sempre fui muito bem recebido no SINDUSCON e já fiz muitos trabalhos em parceria com a entidade em temas como o código de obras e plano diretor”.

Atuação do sindicato
O SINDUSCON trabalha em sinergia com o setor público desde sua fundação há quase 40 anos sempre defendendo a unhas e dentes bandeiras importantes para Passo Fundo, como o patrimônio histórico e cultural da cidade, a luta desempenhada na manutenção do espaço para o desenvolvimento dos supermercados, auxílio na elaboração do Plano Diretor, presença permanente nos conselhos municipais de Habitação, Bem Estar Social, Meio Ambiente e Transportes, atuação destacada frente aos estudos do Cálculo Unitário Básico, além do protagonismo na criação da primeira Câmara de Conciliação Previa implantada no Brasil, que tinha o objetivo de evitar que eventuais conflitos entre trabalhadores e empregadores ganhassem a esfera da Justiça do Trabalho. A entidade tem 30 municípios em sua extensão de base com destaque para as cidades de Marau, Carazinho, Sarandi e Getúlio Vargas além de Passo Fundo.

Liderança sindical
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo Luiz Osório Silva Silveira, ressaltou que no município o setor da construção é o que mais auxilia no impulsionamento da geração de emprego e renda. “É um segmento que contrata todo e qualquer tipo de mão de obra, de advogados a marceneiros, pedreiros, serventes, enfim”. Osório avalizou o posicionamento do SINDUSCON em trabalhar Pró Passo Fundo. “Somos parceiros enquanto sindicatos. Nossas categorias são irmãs e necessitamos fortalecer nossa coesão” destacou.

Galeria de Imagens da Notícia