Publicado em 28 de setembro de 2017

Sistema ajuda na elaboração de projetos mais eficientes com custos menores e mais rentabilidade

 

O SINDUSCON Passo Fundo e Região recebeu na noite de ontem (27) as arquitetas Pâmela Silveira e Caroline Aleixo da Urbana Arquitetura Estratégica de Porto Alegre. Elas estiveram na entidade para uma palestra sobre Bim – Building Information Model, conhecido também como Modelo de Informação da Construção.

 

Através deste sistema que é considerado inovador no mercado da construção civil, o sistema Bim ajuda na elaboração e execução de projetos, facilitando a realização de uma construção arquitetônica. O software é um gerenciador de projetos que auxilia na visualização do todo de uma obra, desde a fundação, estrutura, andamento da construção até a entrega da edificação pronta. É caracterizado como um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício.

 

O Bim é um programa separado em fases: 3D, 4D, 5D, 6D e 7D, cada uma corresponde a uma etapa de planejamento a ser seguida. O software é mais acessível e prático que os tradicionais utilizados no mercado. Por ser um modelo único e integrado é rápido, preciso, menos trabalhoso na revisão e com muita facilidade na comunicação para solucionar problemas. É um sistema que ajuda a reduzir em até 46% os custos da construção, 85% das construtoras relatam ROI positivo e o retrabalho reduz em 44%.

 

Depois da palestra as arquitetas participaram de um jantar de confraternização com os associados e diretores da entidade.

Galeria de Imagens da Notícia