Publicidade


Nossa História

ORIGEM DO SINDUSCON

      
        O sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo teve origem na Associação das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo, fundada em 22 de julho de 1981, fruto da necessidade coletiva de organizar os segmentos que agrega.

        A idéia surgiu de uma articulação entre o empresário Eduardo Mattevi e o sindicalista Edson Freitas (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo), os quais sentiram a necessidade de desenvolver em Passo Fundo a melhoria das relações empregado/empregador.



LIDERANÇA


        Foram mobilizados os empresários desses setores e a idéia prosperou, transformando-se em uma verdadeira bandeira de luta dos empresários da construção e do mobiliário, até então subordinados às decisões do sindicato sediado na capital do estado, o qual operava em dissonância com a realidade local e regional.

        Uma grande movimentação foi realizada junto às forças políticas nas esferas local, estadual e nacional, demonstrando a necessidade de criação de um sindicato voltado ao interior, até então abandonado. A percepção de que possuíamos todas as condições para nos tornarmos autônomos, e que essa autonomia se traduziria num encontro de interesses e benefícios recíprocos para empregados e empregadores, foi fundamental para a luta em prol dos interesses e necessidades de nossa região.



OUTORGA DA CARTA SINDICAL

        Após anos de obstinado trabalho individual e coletivo foi atingido o objetivo maior, ou seja, agregar o segmento produtivo da construção e do mobiliário. Esta união permitiu que em 21 de março de 1986 nos fosse outorgada pelo Ministro do Trabalho a CARTA SINDICAL DO SINDUSCON Passo Fundo.



PRIMEIRO CUB DO INTERIOR

DO RIO GRANDE DO SUL

        Marco importante para a nossa entidade foi a apuração do cálculo do CUB – Custo Unitário Básico da Construção - pela primeira vez no interior do estado. Adequando-se às normas regulamentadoras oficiais, empreenderam-se as primeiras pesquisas que apontaram o índice que se transformou em referência, não só para o setor da construção, mas também para um grande número de negócios, tal a sua fidelidade e credibilidade.


PRIMEIRAS LUTAS

        Como primeira grande luta, a nova organização sindical foi em busca da interiorização dos recursos para financiamentos habitacionais. Com grande entusiasmo e movimentação política foram contatados os altos escalões da entidade de crédito estatal a fim de destinar volumes de recursos para atender as nossas necessidades.

A partir dessa nova postura, o volume de negócios evoluiu de tal forma que transformou a nossa geografia urbana e caracterizou Passo Fundo como uma das praças de menor índice de inadimplência do Brasil.
   

 
 

Sinduscon Passo Fundo - Entidade comprometida com o desenvolvimento regional.
Rua Capitão Eleutério, 639 - 1º Andar - Centro - 99010-061 - Passo Fundo - RS

Tel./Fax: (54)3311-8155 | Telefones: (54)2103-5101 e (54)2103-5102
E-mail: sindusconpf@sindusconpf.com.br

© Sinduscon Passo Fundo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Atua Sistemas de Informação + GreenBrazil.com